Nosso Projeto


PRÉ-PROJETO
1.    Tema do Projeto: “Década de 60”
2.    Título: “Túnel do Tempo: anos 60”

3.    Introdução:
                   A década de 60 foi uma das mais importantes de que já se ouviu falar, pois foi nesta que o homem pisou pela primeira vez na lua, surgiram novas emissoras de televisão e de rádio, houve uma revolução na tecnologia mundial, ocorreu à inauguração da atual capital brasileira em 21 abril de 1960 entre outros.
                   Foi uma década marcada por muitos conflitos, um destes foi a Guerra Fria, sendo este um período histórico de disputas estratégicas e conflitos indiretos entre os Estados Unidos e a União Soviética, compreendendo o período entre o final da Segunda Guerra Mundial (1945) e a extinção da União Soviética. Outra guerra que ocorreu foi a Guerra do Vietnã que foi um conflito armado (diferente da Guerra Fria) ocorrido no Sudeste Asiático entre os anos de1959 a 1975. 
                   Para todos os conflitos, foram criadas rebeliões como o movimento Hippie, que surgiu ao decorrer destas guerras e faziam o uso da frase “Paz e Amor”. No Brasil, Ziraldo protestou contra a Ditadura Militar, através de charges e curtas histórias em quadrinhos.
                   Por causa de todos estes acontecimentos que os alunos do grupo “Década de 60” escolheram este tema, tendo em vista a orientação sobre o mesmo para os alunos do C.E.M. 01 e para toda a sociedade de Brazlândia.

4.    Situação Problema:
                   Atualmente muitas pessoas que estão prestando vestibular ou concursos públicos deparam com questões sobre a Guerra Fria, Guerra do Vietnã, Ditadura Militar brasileira entre outras, na qual acham que é um bicho de sete cabeças e acabam errando a questão ou deixando em branco. Outras não sabem a importância desta década para a formação da sociedade mundial atual, por isso o grupo quer fazer o projeto com este tema para ajudar as pessoas e também porque é um tema riquíssimo em relação de conteúdo.
                   Mas será que muitas pessoas continuarão passando por esses problemas?                                                                                 

5.    Hipóteses:
                    O certo é que as pessoas deixem de lado o pensamento errado sobre as décadas passadas, ou seja, não pensem só nas músicas, danças e roupas é claro que isso não deve ser jogado totalmente para escanteio e sempre deve ser abordado, mais o importante e lembrar dos principais fatos que ocorreram no passado para a formação dos dias atuais.
6.    Objetivos:
         6.1 Objetivos Gerais:
                 Fazer com que todos os objetivos específicos citados neste sejam concretamente realizados e alcançados para que nós percebamos que ajudamos na evolução social, intelectual e produtiva dos nossos colegas de escola e da nossa cidade.
         6.2 Objetivos Específicos:
·         Acrescentar a cultura da década de 60, não só para os estudantes do C.E.M. 01, mas também para a população de Brazlândia.
·         Mostrar que nesta época não só existiam as músicas, danças e formas de se vestir, mas também ocorreram fatos fundamentais para a formação das sociedades atuais.
·         Ajudar no desenvolvimento intelectual principalmente de alunos do ensino médio que prestarão vestibulares ou farão a prova do PAS (Programa de Avaliação Seriada) e estudantes que prestarão concursos públicos.

7.    Justificativa:
                   Estamos realizando o projeto com este tema, pois é muito importante tanto para concursos quanto para vestibulares e queremos também que as pessoas fiquem informadas e acrescentem à sua cultura, sabendo dos principais fatos que ocorreram naquela época para a formação da sociedade que existe hoje.
                  Quando comentamos ou citamos alguma década passada como as de 40, 50 ou 60, logo as pessoas vão pensando nos estilos de música agitadas, nas formas de danças engraçadas e nos modos de se vestir com extravagância. A questão é que elas só pensam nisso e deixam de citar os fatos marcantes que ocorreram, são por essas razões entre outras que o grupo escolheu este tema para ser trabalhado durante o ano letivo.
                 Com o estudo deste teremos a oportunidade de promover uma evolução intelectual, pessoal e profissional tanto para nós que estamos realizando o trabalho quanto para a nossa cidade e comunidade escolar.
                 Para que todos os nossos planos sigam e sejam realizados faremos várias atividades práticas, que contribuirão para a evolução do aluno, devido à maioria destas serem realizadas em âmbito escolar.
8.    Metodologia:
                Como o nosso projeto evidência pesquisas históricas e culturais, para aprendermos mais sobre o assunto e saber detalhadamente os fatos que aconteceram na década de 60 o grupo irá fazer:
·         Visitas a bibliotecas da nossa cidade e de outras, para pesquisar sobre o conteúdo.
·         Procurar relatos em jornais e revistas originais que abordem sobre o projeto.
·         Fazer pesquisas de campo para saber se as pessoas sabem o que aconteceu naquela época.
·         Entrevistar pessoas que viveram naquela época, para que estes nos contem como era o dia-a-dia do brasileiro na década de 60.
                 Para a realização do projeto o grupo irá usar diversos meios de pesquisa, como a informática (internet), biblioteca (livros) e através de meios de publicidade (jornais, revistas, televisão e vídeo). Para começar e auxiliar a como fazer o pré-projeto o grupo usou a internet com os seguintes meio de pesquisa:

·         pt.wikipedia.org/wiki/Década_de_1960;
·         pt.wikipedia.org/wiki/Década_de_60;
·         almanaque.folha.uol.com.br/anos60.htm; entre outros.
9.    Cronograma:
                  O projeto deste ano e composto por um tema riquíssimo na qual se dá gosto de trabalhar, por isso o grupo se juntou no dia 30 de maio de 2012 e decidiu as atividades práticas que iremos fazer durante o ano. Estas estão no quadro abaixo:

Cronograma de Atividades do projeto “Túnel do Tempo: anos 60”

Atividade
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Palestras em escolas



X
X
X

Entrevista com pessoas

X
X



Visitas a bibliotecas
X
X




Criação de um filme curta-metragem



X

X


Encontros para discutir sobre o projeto

X

X

     X
      
X

X

X


10.   Referências bibliográficas:

                  Todos os conteúdos que serviram de apoio para a realização do pré-projeto foram retirados principalmente do seguintes sites:
·         pt.wikipedia.org/wiki/Década_de_1960;
·         pt.wikipedia.org/wiki/Década_de_60;
·         almanaque.folha.uol.com.br/anos60.htm; entre outros.
                   As gravuras e imagens do pré-projeto foram retiradas dos seguintes sites:
·         pt.wikipedia.org/wiki/Década_de_1960;
·         pt.wikipedia.org/wiki/Década_de_60;
·         www.pstu.org.br;
·         aquieoacre.blogspot.comaquieoacre.blogspot.com, entre outros.

2 comentários: